sábado, 28 de novembro de 2009

Travessia da Serra Negra - Itatiaia

Dessa vez a trilha foi a travessia da Serra Negra, recém aberta no Parque Nacional de Itatiaia. Com mais 4 amigos, partimos rumo à trip no dia 19/11, quinta-feira, véspera do feriado da Consciência Negra, de São Paulo.

O percurso

SP - Itanhandú, com viação Cometa. - R$39,58
Pernoite em Itanhandú no Hotel Terra Sul - R$30,00 com café da manhã.
Ônibus para Itamonte - R$2,50
Taxi para a Pousada Alsene (Uno com 5 + o motorista) - R$50,00
Trilha
Pernoite na propriedade do Sr. Anísio - R$70,00 com jantar e café da manhã.
Pernoite em Maromba - R$25,00 com café da manhã.
Ônibus Maromba - Resende, com ônibus de linha - R$5,40
Resende - SP, com viação Cometa - R$58,48

Observação
O primeiro e importante ponto a se destacar é que existem dois caminhos para se fazer esta travessia:
1) Pela trilha que se inicia na Pousada Alsene.
2) Pela trilha que passa atrás do Pico das Agulhas Negras.
Quando planejamos a viagem, não encontramos essa informação clara em nenhum lugar, o que nos fez seguir pela trilha que mais encontramos informações: via Pousada Alsene.
O fato é que esta trilha é mais curta, e não passa dentro do Parque Nacional, e ao que tudo indica, também deixa de fora alguns lugares muito legais para se conhecer, como cachoeiras e o próprio Pico das Agulhas Negras. Nem preciso dizer que mesmo assim é uma beeeeela viagem!

A travessia (GPS Track)

Começamos nossa jornada às 7h15, pegando o ônibus que liga Itanhandú à Itamonte. Em menos de 1 hora estavamos saindo do ônibus e perguntando aos taxistas quanto cobrariam para nos levar até "lá em cima". Um deles queria cobrar R$80,00, enquanto outro cobraria 30,00 até o pé da estrada (bolsão, algo assim...) e mais 0,70 por km rodado dali em diante, já que não sabia bem onde era a Pousada Alsene. Entramos em 5 no Uno dele, e subimos o morro!
Chegando na Pousada Alsene, que está lacrada pelo Ibama, percebemos que talvez um guia estaria fazendo falta. Não sabíamos onde começava a trilha, mas o GPS nos salvou, e foi assim até o fim. Ou você leva um GPS ou contrata um guia. Essa não é uma travessia que dá pra fazer "na raça".

No primeiro dia, a travessia cruza vários pontos de água, portanto é possível caminhar carregando pouca água, para minimizar o peso. A paisagem da Serra da Mantiqueira é realmente linda, com cachoeira, rios, e uma bela vegetação.

Chegamos à propriedade do Sr. Anísio por volta de 12h30. Sim, muito cedo! Fizemos esse trecho em pouco mais de 3 horas, em um ritmo tranquilo, e por ser só descida, vai rápido mesmo.
A Pousada Alsene fica a 2.400 metros de altitude, e neste primeiro dia descemos 1 km, que seria subido novamente no dia seguinte.

No primeiro dia é só descida, mas sobe tudo no segundo... e desce novamente!

O pernoite no chalé da Dona Sônia (filha do Sr. Anísio) foi tranquilo. Um chalé bem limpo, pequeno e com bastante inseto pra nos picar durante a noite (vale levar um repelente ou inseticida).
Lá fizemos nosso almojanta: salada, arroz, feijão, peixe frito (truta) e farofa. Muito bom!

No dia seguinte, a Subida da Misericórdia.
O início da trilha do segundo dia é subida pura! Sobe-se de volta aos 2300 / 2400 metros de altitude, dando uma cansada boa logo de cara. Dali em diante é um belo trecho plano e então começa a descer até chegar em Maromba.

Chegando em Maromba fomos direto à cachoeira do Escorrega, uma subida para dar a última cansada depois de 2 dias de caminhada, recompensado pelo grande escorrega nas pedras! Revigorante!
Em Maromba as pousadas são bem simples e baratas. Deixamos as malas no quarto, tomamos um belo banho e fomos para nosso segundo almojanta. Esse sim, de primeiríssima qualidade!
Vale a pena comer no restaurante e cachaçaria do Seu César! (não lembro o nome, mas é amarelo e você vai passar na frente)
Terminamos a noite tomando cerveja no bar da praça e depois dormimos para partir rumo a Resende às 9h00 da manhã.

Confira todas as fotos da viagem abaixo e baixe o GPS TRACK.(Waypoints via Tacio Philip)