sábado, 25 de julho de 2009

Serra da Canastra

Hoje começa este singelo blog, onde vou divulgar minhas viagens e as tracks de GPS de cada uma delas, sempre através do site EveryTrail.com

Fui para a Serra da Canastra com meu amigo Guaíra, no final de Junho, logo que tirei minhas férias.
Já havia ido uma vez a Delfinópolis, que fica próximo ao Parque Nacional e tem centenas de cachoeiras, mas não tinha conhecido o parque. Desta vez fui a São Roque de Minas, para conhecer a parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde se encontra a famosa cachoeira Casca D'Anta.

Acampei no Camping da Picareta, do Sr. Francisco Chagas, o Seu Chico Chagas, um senhor extremamente simpático, que adora convidar seus hóspedes para tomar um gole de água benta (cachaça com Sassafraia) e comer um queijo Canastra em sua casa, enquanto ele conta suas histórias e impressões sobre o mundo e a natureza que abençoa sua terra.
Depois de tantos goles de água benta, acabei comprando uma garrafa que o próprio Chico faz, para trazer de volta a São Paulo. Diz ele que é um ótimo remédio anti-inflamatório, e que deve-se tomar um gole antes das refeições, e antes de fazer um trilha, quando você sente a Sassafraia trabalhando no seu corpo.
O camping é um grande pasto que conta com 4 chuveiros com banheiro, e mais um banheiro sem chuveiro. Já ouvi dizer que quando lota, tem muita gente lá, e imagino que o banheiro não dê conta, mas como fui fora de época, não tinha absolutamente ninguém no camping, que virou um hotel 5 estrelas! rs

A região de São Roque de Minas tem muitos e muitos passeios para serem feitos, com diversas cachoeiras por toda a região. No curto tempo que fiquei, pude conhecer algumas que descrevo a seguir. Uma coisa que me chamou a atenção e que não sabia, é que tudo por lá é feito de carro. As cachoeiras são longe umas das outras, e mesmo dentro do Parque Nacional, a locomoção é de carro. Meu Palio Adventure aguentou bem o tranco, mas tem algumas partes de estradas que são um pouco penosas. As trilhas para as cachoeiras, por este motivo, são bem fáceis e curtas, já que o carro costuma chegar perto.

Parte alta do Parque Nacional (GPS Track)
É la que se encontra a Nascente do Rio São Francisco e a parte de cima da cachoeira Casca D'Anta, além da Cachoeira Rolinhos, que é muito bonita e cheia de peixinhos.

Mapa enquadrado no Centro de Visitantes

Cachoeira Rolinhos e seus peixes

Alto da Casca D'Anta



Alto da Casca D'Anta


Cachoeira Cerradão (GPS Track)
Essa cachoeira vale a visita! Realmente muito bonita!
O caminho para chegar nela é um pouco enrolado, mas tranquilo, e a trilha é fácil.


Cachoeiras do Capão Fôrro
Esta reserva particular cobra R$10,00 de entrada e têm 5 cachoeiras bem próximas umas às outras. Pode-se fazer até rapel por lá (acho que com reserva com alguma agência de turismo).
Fica próximo ao Camping da Picareta.
E antes de ir embora, faça a trilha do próprio camping, e pergunte para o Seu Chico como encontrar a Picareta, que foi cravada na pedra por um escravo, e lá está até hoje.
Boa viagem!

Final de tarde no Parque Nacional

Veja todas as fotos aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário