domingo, 20 de outubro de 2013

Speyside Way - Subindo o Rio Spey na Escocia


Neste outono a grande trilha da vez foi na maravilhosa Escocia! E digo isso porque realmente esse pais eh um paraiso para quem gosta de trilhas. Eles nao soh tem muitas, mas sao bem feitas, as vilas onde se para sao incriveis, e tudo eh muito bem organizado.

A Speyside Way eh uma trilha que segue o Rio Spey, o mais rapido de UK, e um dos mais limpos! A trilha eh toda auto-guiada, entao mesmo sem GPS ou mapa eh possivel ser feita, mas claro que em 7 dias e 136km fica facil perder um postinho da trilha e acabar errando, coisa que o GPS conserta facilmente.



A trilha pode ser feita de algumas formas diferentes:
- Descendo o rio, de Aviemore a Buckie
- Subindo o rio, na direcao oposta
- Incluindo o "spur" ou "alongamento" ateh Tomintoul ou nao.
- Caminhando de Grantown a Aviemore, ou fazendo uma parada extra em Boat o Garten, deixando os ultimos 10km pro dia seguinte.

A trilha que fizemos foi subindo o rio, de Buckie a Aviemore, em 7 dias de caminhada incluindo o spur para Tomintoul (8 noites), parando em Boat o Garten - e recomendo que facam o mesmo.

A maior parte do caminho eh plana, com dois dias de mais sobe e desce.



Dia 1: de Londres a Buckie

O dia começou cedo,  voando de Luton as 7h para Aberdeen. Depois de duas horas pra dar uma rápida visitada no belo centro da cidade e comprar os últimos detalhes, pegamos um trem em direção a Inverness, saindo em Keith.
Ao chegar lá iríamos pegar um ônibus, mas duas semanas antes ele deixou de fazer a rota para Buckie, então a única opção foi o táxi por £22 com um simpático velhinho de forte sotaque escocês, que veio nos contado sobre a trilha, uísque e linhas de trem antigas.
Buckie é uma vila muito charmosa, calma, cheia de igrejas de todos os tipos, e pouco o que fazer, além de passear pela costa e experimentar uma boa refeição no Hotel Highlander. O único pub legal que encontramos também foi lá, então vale a passagem.
Nosso B&B (Rosemount) também recomendou o café Emma's, com vista para o mar,  e outro que estava fechado.
Depois de pouco dormir e muito viajar, dormimos bem para acordarmos em tempo de tomar um full Scottish breakfast cheio de energia para a caminhada.





Dia 2:  Buckie a Fochabers

O primeiro dia de caminhada mesmo começou bem! Depois de um belíssimo full Scottish breakfast, com ovos, salsicha, bacon, frutas e etc, deixamos as malas na recepção, de onde seriam levadas ao próximo B&B, e partimos pela costa, rumo a Spey Bay, onde o Rio Spey desagua no mar (Moray Firth).
A caminhada é plana e fácil, e apesar de estar ventando bastante, a temperatura estava ótima e o sol aparecia ora dar uma esquentadinha.
A primeira parada foi em Spey Bay, no Dolphin Centre, onde tem um café e uma lojista, além de um tal de laboratório subterrâneo frio que estava fechado e não esperamos o tour. Ao redor o Rio desagua no mar, em um local de onde se avista golfinhos (com sorte). É possível emprestar binóculos de graça pra tentar achar um.
Ali sentamos na beira do mar para um almoço.
Continuando o caminho, passa-se q andar na beira do belo rio, e vale dar um pulinho na margem para uma pausa e descanso.. Na GPS track você vai ver um cotovelo com uma parada na beira do rio, onde dei uma parada.
Fochabers é uma vila charmosa, com uma bela praça principal, e um povo mais do que simpático. É notável como o escocês é extremamente aberto a uma conversa e têm simpatia de sobra!
Ao chegarmos em nosso hotel, The Grant Arms, fomos recebidos como reis! Depois de deixarmos nossas malas e irmos ao excelente bar, ganhamos um Macallan 40 Anos de boas vindas.. Enquanto degustavamos a iguaria, fomos falando com um, outro, mais um escocês do bar, é nos divertimos muito com eles! Até cachorro tinha por lá! Depois de ganharmos mais um drink, depois de umas cervejas, foi hora de partir pro jantar e cama!





Dia 3: Fochabers a Craigellachie

O terceiro dia foi um pouco mais puxado. Depois de outro excelente full Scottish breakfast, partimos para 21km até Craigellachie. A trilha tinha outro visual e passamos em meio a florestas de Pinheiros, pastos, mansões e tivemos uma vista linda do Rio Spey até o mar, de cima de um morro. Marquei na track o local para se parar e almoçar.. A vista de linda.
Ao chegar em Craigellachie, fomos ao Speybank B&B: fantástico.
Super aconchegante, com uma bela cama, sala de TV ótima.. Show de bola!
De lá partimos para o Highlander Inn, que é um dos 51 bares do mundo que são Gold em um negócio de uísque. Resumindo, um vasto menu de uísque escocês e japonês (sim, a maior coleção de uísque japonês da Europa, ou algo assim) e um bom Rango. Comi meu primeiro tradicional Haggis Neep's and Tatties da viagem. Muito bom!
Experimentei também uma IPA local de primeiríssima linha!



Dia 4: Craigellachie a Ballindalloch

Depois de uma confortável noite e um delicioso café da manhã com ciabata de bacon e brie, hora de partir para a primeira destilaria: Aberlour, depois de uns 45 minutos de caminhada. (permita 1h pra ir com calma)

ABERLOUR
Destilaria da Pernod Richard, grande (mas não muito), em uma vila linda, vale a visita. Um tour super completo e divertido, com degustação de 6 doses no final. Super educativo, nos deixando experimentar o wash (suco do malte fermentado) e na degustação a Spirit, o álcool produto da segunda destilação (o heart, não o head ou tail), que tem graduação alcoólica próxima a 70%, mas que já carrega características da destilaria. Além disso experimentamos um puro bourbon Cask, um Sherry Cask e o 12, 16 e Abunah.
Os dois single Cask você pode comprar, engarrafar, lacrar, aplicar o rótulo e registrar a compra lá mesmo!
Em Aberlour vale comprar o almoço em um empório super antigo que tem lá. Coisa linda e com ótimas opções... Lá também compramos o vinho do jantar, já que ficaríamos na Cragganmore House, que não vende bebida alcoólica.
A caminhada foi fantástica. Na beira do rio, com belas pontes, gramados, casas e vilas! Uma parte especial que começa a aparecer são as antigas estações de trem, que são charmosas e reconstruidas, como a Tamdhu, que também é uma destilaria que não visitamos, e Blackboat.
Depois de um longo dia chegamos em Ballindalloch (outra estação) e de lá fomos à Cragganmore House, antiga casa John Smith, fundador da Cragganmore Distillery, e colada a ela.
Esse B&B merece menção honrosa por ser o melhor da viagem! Uma casa de filme, extremamente aconchegante, super antiga e tradicional. Uma viagem no tempo. Mas como se não bastasse, é também de um famoso chef da região, portanto a refeição ali é sensacional.







Dia 5: De Ballindalloch / Cragganmore a Tomintoul (Spur) 

O quanto dia foi um dos Spurs (extensão) da Speyside Way. O trecho vai de Ballindalloch a Tomintoul, passa na parte mais alta da trilha e é bem longo. Pra completar, o tempo que nos abençoava com sol e calor virou por completo e o caos se instaurou.
Como não somos de desistir, pegamos nossos impermeáveis, demos tchau pra nossa querida hostess e partimos! Claro que precisávamos de uma força, então a primeira coisa depois do café da manhã foi a Cragganmore Distillery

CRAGGANMORE DISTILLERY
A Cragganmore é imperdivel. Um ótimo complemento à Aberlour, já que é menor e mais íntima. Fizemos um  tour exclusivo as 10am, com uma guia muito simpática, e aprendemos tudo que não aprendemos na Aberlour. A degustação de 3 uísques foi ótima, e o Distillers Edition foi meu favorito. Provamos também o 12 e o 21.
De lá partimos em direção à Glenlivet, metade do caminho, onde iríamos almoçar.
A caminhada começou tranquila com um chuvinha leve, mas ao subirmos a montanha a história mudou... O pior dia de tempo coincidiu com o dia mais "aberto" e desprotegido da viagem, e a chuva passou a ser de mini granizos e os ventos de até 70km/h. Claro que a essa altura minha calça deixou de ser impermeável e passei a andar congelando e pisando em uma piscina de água. A sensação térmica próxima a zero grau passou a drenar toda a energia e nos vimos praticamente correndo para sair daquela situação.
Os 12km até Glenlivet foram dolorosos. Chegamos ensopados, casados e congelados, e ali almoçamos e nos recompomos, terminando com um tour e  um táxi para Tomintoul por £30.


GLENLIVET DISTILLERY
Também da Pernod Richard, a Glenlivet é um gigante moderno. Bem maior e totalmente automatizada, também faz o tour parecer assim. Eles tem tanta gente visitando que têm tour de 20 em 20 minutos, e o guia parecia em piloto automático...
Interessante a comparação com uma Cragganmore, e sempre bom provar um 12, um Nadurra 16 e um 18.
Mal conhecemos Tomintoul, mas fomos a um pub simples e bem legal e de lá cama.
Ficamos em um B&B bem simples chamado Argyle e fomos muito bem recebidos pela dona que foi muito simpática! O quarto não era lá essas coisas, mas o café da manhã era esplêndido.

Dia 6: Tomintoul a Ballindalloch de táxi e Ballindalloch a Grantown on Spey 

Depois de um dia ensopados foi dia de uma longa caminhada com períodos de chuvinha. Foi lindo. Essa caminhada passa por uma variedade enorme de lugares e cenários. O tempo também passou por isso.. Tivemos de chuvinha a sol, passando por chuva com sol e arco íris completo.
Depois de pastos, sobe e desce de morros, floresta de Pinheiros e muitas vistas incríveis, continuamos andando.. Mais e mais. Neste dia os guias estão errados e a distância é maior do que falam.. Terminamos o dia com mais de 26km andados, e meu joelho que tinha começado a doer na noite pós tempestade não aguentou bem o dia e depois de tomar um banho e esfriar eu fiquei manco e com muita dor neles.
Depois de jantar no imperdível Craig Bar com suas pies caseiras incríveis, suas cervejas e whisky locais e o maluco gente boníssima do dono que interage com tudo e todos, tomei Ibuprofeno pra ver se meu joelho reagiria e demos o dia por encerrado.
O B&B da vez foi o Kinross. Fomos mais bem tratados do que em qualquer outro. Nosso quarto teve um upgrade, a dona super atenciosa lavou e secou nossas calças e botas, e o quarto era perfeito!





Dia 7: Grantown on Spey a Boat o Garten 

Amanheci, ao contrário das expectativas, com o joelho bem melhor ao invés de pior. O problema é que ainda doía e o dia era de uma longa caminhada... Com medo de ter algum problema maior, resolvemos encurtar um pouco o trecho. A primeira parte da trilha acompanha a estrada, então optamos pelo ônibus até o ponto em que a trilha parte para o meio de uma reserva ambiental e o ônibus iria por fora.
Valeu a pena! O dia estava lindo outra vez e a caminhada foi ótima!
O ponto alto foi o Loch Garten, que é um lago bem grande no meio da mata, totalmente preservado, calmo e vazio. Demais!
De lá fomos a Boat, que é bem legal - a cidade começa com um bar chique pronto pra servir aquela cerveja local, e ali mesmo fica a estação de trem da Strathspey Steam Railway. Uma Maria Fumaça que ainda faz o trajeto de lá até Aviemore.
Nosso B&B foi o Moorfield que era super gostoso! O bônus foi para a sala de estar deles que tinha umas belas poltronas, como sempre, mas com serviço de bar até as 11pm. Ficamos ali lendo e provando um dram de Bowmore 15, eleito o melhor peaty malt da viagem.





Dia 8: Boat o Garten a Aviemore 

O último dia era de uma curta caminhada.. Por volta de 10km.
Acordamos mais tarde que o normal, tomamos nosso café e partimos pra estação de trem, onde pudemos ver a Maria Fumaça chegar a partir!
De lá seguimos para Aviemore em uma trilha bem família, com bicicletas e pessoas passando por lá o tempo todo.
Mais uma bela caminhada com florestas super charmosas.. Coisa de filme.
Chegamos em Aviemore na hora do almoço e paramos para um aperitivo no Winking Owl, que tem boas cervejas!
De lá deixamos as coisas no hotel e dispensamos os trajes de caminhada. Era o fim da Speyside Way!
Aviemore é uma vila / resort de ski. Tem uma atmosfera totalmente diferente das outras vilas. Ficamos num dos 4 hotéis do resort da Macdonald, e era meio ruim. Chegamos a dar um relax na piscina e fazer uma sauna, o que foi um belo encerramento da caminhada, mas sair do resort é a melhor opção.
Fomos no Old Bridge Inn, que é um pub mega animado com música ao vivo e DJ tocando uma boa seleção, onde degustamos algumas cervejas artesanais locais.
De lá ainda paramos no Caingorm Hotel para um último dram antes de nos despedirmos da Speyside Way.



Dia 9: Aviemore a Londres
Fim de jogo. Tomamos um café da manhã sem o charme dos dias anteriores.. Só aquele buffet enorme de resort meia boca, pegamos um Megabus em direção a Edinburgh, de onde pegamos o trem pra Londres.

As distancias oficiais que nos passaram eram as abaixo, mas pelo GPS vimos que eles subestimam a maioria!


Minha track esta no EveryTrail, mas usei a deste link como base pra eu ir - nao tem waypoints, mas eh mais limpa do que a minha, apesar de em alguns lugares ser diferente da trilha marcada.
Utilizei a empresa AbsoluteEscapes para reservar os B&Bs e carregamento da mala entre as cidades. O servico foi otimo!


Mapas: levei um guia e um mapa da trilha tambem, que sao muito bons:
Guia: tem o mapa completo em escala menor, mas descreve muito bem cada dia de caminhada, com dicas de pontos para se desviar um pouco do caminho para conhecer coisas interessantes.
Mapa: o mapa completinho da trilha, dividido por dia, em maior escala.

Todas as fotos na pagina do Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário